Inteligências artificiais mudam o setor de RH 

Inteligências artificiais mudam o setor de RH 

A busca por eficiência e produtividade tem impulsionado a adoção de tecnologias inovadoras em diferentes setores. Segundo pesquisa desenvolvida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram alguma ferramenta de IA na sua rotina.

Além do impacto nas rotinas administrativas, o uso de inteligências artificiais proporciona melhor gestão do clima organizacional, agilidade na gestão de processos e pessoas, eficácia no recrutamento, seleção, treinamentos e análise de comportamento dos colaboradores.

“O RH hoje é o coração da empresa, criando conexão entre funcionários e os valores das empresas. A maioria das rescisões acontecem por aspectos comportamentais e não técnicos. Com as inteligências artificiais cada vez mais presentes no dia a dia de uma organização, é função do RH ampliar essa conexão e entender cada pessoa de forma individual para que, juntos, todos cheguem a um objetivo comum”, afirma o especialista contábil e tributário e diretor da Alldax Contabilidade e Consultoria, William Almeida.

Novas inteligências possibilitam a automação de tarefas operacionais e repetitivas que antes consumiam tempo precioso dos profissionais. Dados da consultoria Bain & Company indicam que, para 87% dos heads de RH, a tecnologia digital deve mudar profundamente o setor. Tarefas como triagem de dados e desempenho de pessoal podem ser realizadas de forma rápida e precisa por meio de algoritmos inteligentes, o que viabiliza que o RH se concentre em atividades mais estratégicas, como o desenvolvimento de políticas de talentos e a gestão de equipes.

Para William Almeida, esse avanço é inevitável e está presente em tudo, incluindo o mercado de trabalho. “Na década de 1990 se falava em globalização, que as informações seriam cada vez mais rápidas, quase instantâneas. A década de 2000 nos proporcionou uma interação totalmente nova a partir das redes sociais. Hoje temos inteligências que vão muito além de tudo o que vivemos no passado. Precisamos compreender que os usuários são os responsáveis pela comunicação e que, muitas vezes, essas podem ser falsas [fake news]. A chave é se adaptar, com consciência e responsabilidade, e isso em todos os setores que movimentam a sociedade. No mundo, quem se sai melhor não é quem sabe mais ou quem tem mais recursos, é quem melhor se adapta às mudanças. E como diria Flávio Augusto, ‘estabilidade não existe’”, conclui.

Confira a entrevista completa:

https://saladanoticia.com.br/noticia/59967/inteligencias-artificiais-mudam-o-setor-de-rh-especialista-elucida-as-implicacoes
Lectus leo massa amet posuere. Malesuada mattis non convallis quisque. Libero sit et imperdiet bibendum quisque dictum vestibulum in non. Pretium ultricies tempor non est diam. Enim ut enim amet amet integer cursus. Sit ac commodo pretium sed etiam turpis suspendisse at. Aliquam tellus lorem sed ac. Montes, sed mattis pellentesque suscipit accumsan. Cursus viverra aenean magna risus elementum faucibus molestie pellentesque. Arcu ultricies sed mauris vestibulum.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Localização

CRS QUADRA 502 Brasil LOJA 59, SHCS, Brasília - DF, 70330-520

Telefone

(61) 3031-3100

E-mail

negocios@alldax.com.br

©2008 Alldax. Orgulhosamente Desenvolvido por Gim Digital

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?